Banner

Sexta, 29 de Agosto de 2014

Banner
Você está em Beleza Estética Como cuidar da área ao redor dos olhos

Como cuidar da área ao redor dos olhos

Rugas, pregas e bolsas palpebrais se iniciam

 

Na maioria das mulheres - e homens - as primeiras rugas começam a se instalar ao redor dos olhos (pés-de-galinha ou pés-de-corvo). A região ao redor dos olhos apresenta uma pele extremamente fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos. A função motora dos olhos e das pálpebras, e o movimento constante dos músculos periorbiculares diante da luminosidade e expressão facial, fazem com que a região seja a primeira a ficar com rugas e denunciar a idade. Rugas, pregas e bolsas palpebrais se iniciam lentamente e se não forem combatidas dão um aspecto envelhecido à face. A lista de tratamentos corretivos existentes no mercado é extensa e é capaz de melhorar a imagem e a auto-estima de muita gente. A prevenção deve começar por volta dos 25 anos. Dormir oito horas por dia, usar um bom par de óculos escuros (com proteção UVA e UVB) e nunca esquecer do filtro solar são algumas formas de adiar as indesejáveis rugas ao redor dos olhos.

 

É bom lembrar que uma alimentação correta e hidratação do tecido é fundamental para o sucesso do tratamento da pele desta região. Entre as alternativas disponíveis o ácido retinóico (vitamina A) é um dos produtos mais indicados, tanto na forma de cremes como na forma de peelings químicos. Cremes à base de vitaminas A, C e E, cujas funções são, respectivamente, estimular a renovação celular, combater os radicais livres e revigorar a pele, podem ser utilizados como prevenção e também para atenuar as rugas. Uma vez que elas estejam instaladas, aplicações de Botox, DMAE e Argireline suavizam as marcas e dão firmeza à pele. Outro problema comum, as olheiras, também podem ser atenuadas. A primeira alternativa são os produtos à base de vitamina E, despigmentantes e vitamina K1.

Existem bases com filtro-solar e com vitamina E específicas para essa região. O tratamento com laser também é eficaz porque estimula a produção de colágeno e suaviza a pigmentação. Para quem prefere soluções caseiras, o soro caseiro gelado é uma grande arma contra aquele aspecto de noite mal dormida, porque a temperatura fria reduz a circulação sangüínea na região. Basta fazer uma compressa com algodão e colocar nos olhos durante 15 minutos, todas as noites. A maquiagem deve ser retirada por completo antes de dormir. Existem demaquilantes específicos para essa região e, quase sempre os fabricantes utilizam componentes que não causam alergias. No entanto, alguns produtos para retirar a maquiagem deixam resíduos na pele e podem obstruir os poros. Para limpeza, a dupla água e sabonete líquido neutro é essencial. Devemos lembrar que as pálpebras podem indicar problemas renais (pálpebras inchadas), alergias a medicamentos e cosméticos, anemias e deficiências de líquidos e nutrientes. Fonte: Dr. Paulo Freire