Quinta, 21 de Setembro de 2017

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Benefícios do brócolis

BENEFÍCIOS: - Excelente fonte de vitamina C. - Boa fonte de vitamina A e de folato. - Quantidades significativas de

 

BENEFÍCIOS: - Excelente fonte de vitamina C. - Boa fonte de vitamina A e de folato. - Quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais - Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer. - Pouco calórico e com alto teor de fibras INCONVENIENTE: - O excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável. Além de nutritivo, o brócolis parece também proteger contra muitos tipos de câncer.

 

Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido. Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras. O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra as mutações e os danos provocados por moléculas instáveis.

O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato. Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre. O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.

Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto que cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes. O cozimento prolongado do brócolis também provoca um cheiro desagradável, que lembra o do repolho. www.herbario.com.br