Quinta, 21 de Setembro de 2017

Banner
Você está em Boa Forma Nutrição Conhecendo as fibras

Conhecendo as fibras

A fibra tem um importante papel na alimentação. Os estudos vêm mostrando que além de seu conhecido papel para o

 

 

A fibra tem um importante papel na alimentação. Os estudos vêm mostrando que além de seu conhecido papel para o bom funcionamento do intestino, elas também auxiliam no combate ao colesterol, controle da diabetes e, de um certo modo, no emagrecimento. A fibra dietética é definida como partes de paredes celulares de vegetais, resistentes à quebra de suas moléculas. Podem interferir no metabolismo de lipídios, carboidratos, garantindo a absorção mais lenta de nutrientes pelo organismo, promovendo a sensação de saciedade, evitando os famosos surtos de "beliscos", contribuindo no controle do peso e nos níveis de açúcar no sangue, no caso dos diabéticos.

 

As fibras podem ser classificadas em: SOLÚVEIS São aquelas que em contato com a água, formam gel, resultando em mistura de alta viscosidade. Com grandes benefícios ao organismo como a ação contra doenças cardiovasculares e provável proteção contra o câncer cólorretal. Encontradas no farelo de aveia, grãos ricos em pectina como feijões, lentilha, grão de bico, sementes, vegetais e frutas. INSOLÚVEIS São as que captam pouca água, originando uma mistura de baixa viscosidade. Impedem o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo, contribuem para o aumento do bolo fecal, prevenindo a constipação, condição agravante a doenças como: hemorróidas, diverticulites (inflamação do intestino), entre outras.

Encontradas em grãos e cereais integrais em geral. Recomenda-se o consumo diário de 25 a 30 gramas de fibras para indivíduos adultos saudáveis. ONDE ENCONTRAR A maior parte dos alimentos naturais-integrais são ótimas fontes de fibras, podemos destacar o farelo de aveia, farelo de trigo, arroz integral, a semente de linhaça, frutas, verduras, legumes, barra de cereais, cereais matinais, granola e biscoitos integrais. Fonte: www.clubedaboaforma.com.br