Banner

Sábado, 22 de Novembro de 2014

Banner
Você está em Especiais Acupuntura Como age a acupuntura

Como age a acupuntura

Como age a acupuntura

 

Quando a energia está em desequilíbrio, havendo excesso, bloqueio ou insuficiência, não sendo tratada, pode levar à doença clínica. Para a Medicina Chinesa, o desequilíbrio energético ainda não manifestado fìsicamente, mas percebido pelos métodos de exame desta Medicina (visando descobrir alterações no fluxo energético) já é considerado doença. É por isto que age também de forma preventiva. Trata o indivíduo como um todo indissolúvel, corpo e mente. A acupuntura é realizada através de finas agulhas, inseridas na pele, que buscam equilibrar o fluxo energético.

 

As técnicas de inserção são pràticamente indolores. Os chineses há milênios a desenvolvem através de experimentação prática. A ciência ocidental ainda não consegue compreendê-la completamente mas já se sabe que a introdução das agulhas produz liberação de endorfinas. As agulhas são descartáveis? Podem ser individuais ou descartáveis. No primeiro caso, podem ficar na Clínica ou o paciente pode levá-la consigo se o desejar.

O que a acupuntura pode tratar? Ela não trata doenças e sim doentes. Ë preventiva e curativa. Na China, é utilizada nos hospitais, para tratar inúmeras patologias, em vários ramos da Medicina. Qual o profissional habilitado a praticá-la? Por ser uma ciência milenar, com seus próprios princípios, totalmente distintos da ciência ocidental, a sua prática legal pelos profissionais da saúde, é diferente de um país para o outro. Nos EUA, por exemplo, não é exclusividade da classe médica. No Brasil, por enquanto, é reconhecida como especialidade pelo Conselho de Fisioterapia (CREFITO) e pelo Conselho de Medicina.(CRM).