Segunda, 26 de Junho de 2017

Banner
Você está em Qualidade de Vida Bem Estar Qual exercício mais emagrece?

Qual exercício mais emagrece?

O gasto calórico de uma sessão de atividade física depende diretamente

 

Toda atividade física gasta mais calorias do que osníveis gastos em repouso. A quantidade de calorias depende da modalidade escolhida. Por exemplo, se você correr 30 minutos com certeza gastará mais calorias do que se estivesse caminhando nesses mesmos 30 minutos. Mas, para entender melhor como quantificar o gasto calórico dos exercícios, vamos conhecer quais são os fatores que tem influência direta. Alguns fatores devem ser levados em consideração:

  • Idade
  • Sexo
  • Nível de Condicionamento Físico (sedentário, moderadamente ativo ou intensamente ativo)
  • Peso Corporal
  • Tempo em cada sessão de exercício
  • Intensidade na realização do exercício
  • Temperatura ambiente

Acima citamos algumas variáveis que interferem na quantidade de calorias gastas na realização de um exercício. O gasto calórico de uma sessão de atividade física depende diretamente dessas variáveis. No entanto, em um processo de emagrecimento, são as variáveis ou o gasto calórico de determinado exercício que realmente importa? Em minha opinião, não! De que adianta você realizar uma corrida na subida por 30 minutos (gasto de 400 kcal para uma pessoa de 60 kg – atividade muito intensa), gasto calórico elevado para uma única sessão de exercícios, mas, para recuperar-se de uma sessão nesta intensidade, dependendo do seu nível de condicionamento físico, talvez você precise de uma semana de repouso, ou seja, o gasto com exercícios nesta semana não passou de 400 kcal.

Se ao invés disso você realizar 5 sessões de caminhada rápida, 30 minutos, durante uma semana, por exemplo, gastará 276 kcal por sessão (valor referência para uma pessoa que pesa 60 kg). Somando o gasto das 5 sessões, no final da semana terá contabilizado 1380 kcal a menos, além de não sentir dores nem sofrer para praticar o exercício. Antes de classificar e julgar as modalidades de exercícios físicos em relação ao seu gasto, devemos entender que uma sessão apenas não gasta calorias suficiente para refletir em emagrecimento.

Mais importante que determinar qual atividade gasta mais é escolher a atividade de sua preferência de determinar também quantas vezes irá praticar na semana, ou seja, definir a freqüência. A rotina de algo que você sente prazer será mais fácil para realizar várias vezes na semana e, possivelmente, poderá tornar-se um hábito de vida saudável. De modo geral, o mínimo para prática de qualquer atividade que possa lhe trazer todos os benefícios à saúde inerentes à atividade física, são 3 a 5 vezes na semana com um mínimo de 30 minutos em cada sessão. No final da semana você poderá somar o resultado das sessões realizadas.

Portanto, queimar calorias de maneira eficiente, exige um pouquinho de planejamento e compromisso com seus próprios objetivos e, o mais importante, esta atividade, antes de tudo, deve ser a que lhe proporciona prazer. Abaixo segue uma tabela com valores de gasto calórico dos exercícios:

Localize a(s) atividade(s) física(s) que você pratica regularmente. Multiplique o valor encontrado na coluna ‘Cal/min’ pelo tempo em minutos que você pratica a atividade. O resultado é o gasto calórico total da atividade selecionada. Por exemplo, musculação (Cal/min 8,9 x 30 (minutos) = 267 Kcal).

ATIVIDADE FÍSICA CAL/MIN.
ATIVIDADE FÍSICA CAL/MIN.
Alongamento 5,4 Judô, Karatê 15,0
Bicicleta (9 Km/h) 4,9 Mergulho 15,8
Bicicleta (15 Km/h) 7,7 Musculação 8,9
Basquete 10,6 Natação Costas 13,0
Caminhar (Plano) 6,1 Natação Crawl 9,8
Caminhar (Acident.) 6,3 Natação Peito 12,4
Circuit Training 14,2 Patinação 6,4
Correr (5’00”/Km) 10,4 Squash 16,3
Correr (5’30”/Km) 14,8 Step 10,1
Correr (7’00”/Km) 16,0 Tênis 8,4
Dança de Salão 3,9 Tênis de Mesa 5,2
Futebol 10,7 Trabalho Doméstico 4,6
Gin. Aeróbica 8,1 Voleibol 3,8
Gin. Localizada 5,6 Hidroginástica 6,1

*Adaptado de Comp Corp. e Hospital do Coração – SND (Nutr. Cyntia Silva)

fonte: www.nutricaoclinica.com.br/content/view/162/16/