Banner

Terça, 23 de Setembro de 2014

Banner
Você está em Saúde Saúde da Mulher Sangramento durante a relação sexual

Sangramento durante a relação sexual

Algumas mulheres já tiveram a experiência ruim de sangrar durante a relação sexual. Este é um sinal de que alguma coisa está errada. Este sangramento pode ser causado por uma inflamação comum, doença sexualmente transmissível ou mesmo por desenvolvimento de uma lesão proliferativa, como pólipos ou câncer.

 

Vejamos agora alguns dos principais motivos para sangramento:

  • Doença sexualmente transmissível (DST): Algumas bactérias que causam inflamação podem ser transmitidas sexualmente, como a Clamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. Essas bactérias causam inflamação importante no colo do útero levando a dor pélvica, dor na relação sexual, secreção purulenta pelo colo, dor ao urinar e sangramento irregular. Pode evoluir para doença inflamatória pélvica. Também pode haver infecção por Trichomonas, outro microorganismo que causa inflamação, levando a dor, sintomas urinários, corrimento esverdeado e podendo causar sangramento ao toque do colo durante a relação.
  • Atrofia vaginal: A partir da menopausa, por conta da deficiência de estrogênio (responsável pela lubrificação vaginal) a mulher passa a apresentar ressecamento e atrofia genital. Por conta disso, pode ocorrer sangramento durante a relação sexual. Porém, o uso de lubrificantes vaginais ou de estrogênio local pode ajudar nesta situação.
  • Lesões neoplásicas: Uma série de lesões proliferativas pode causar sangramento. Neste caso pode se tratar de neoplasias como câncer do colo do útero ou câncer de vagina, por exemplo.
  • Endometriose: Como já sabemos nesta alteração a mulher apresenta tecido endometrial fora do útero, levando a um quadro de dor intensa. Quando os implantes endometriais aparecem no colo do útero ou no canal vaginal, pode ser motivo de sangramento durante a relação.
  • Pólipos: Estas lesões são consideradas pré- neoplásicas e resultam da projeção da mucosa do tecido endometrial, podendo aparecer no colo do útero ou no canal do colo, sendo motivo de sangramento durante ou depois da relação sexual.

Estes são os principais motivos de sangramento durante o ato sexual. Diante deste sintoma, procure um ginecologista para investigar o seu caso e evitar maiores complicações. Não esqueça, consultas regulares são sempre a melhor forma de prevenção de doenças, mas em qualquer sinal de anormalidade, procure seu médico!

 

Fonte: http://www.medinforme.com/sangramento-durante-a-relacao-sexual/