Banner

Domingo, 31 de Agosto de 2014

Banner
Você está em Saúde Saúde do Homem Sangue na urina: um motivo para se preocupar

Sangue na urina: um motivo para se preocupar

Não é normal a presença de sangue na urina e quando isto ocorre é

Não é normal a presença de sangue na urina e quando isto ocorre é necessário uma consulta especializada para o correto diagnóstico e tratamento. A Hematúria (nome dado à presença de sangue na urina) pode ser representada por gotas no término da micção ou no começo, e pode vir acompanhada por coágulos de sangue ou não.

Pode estar associada ou não a uma ardência ao urinar, febre, dor lombar, cólica renal, sendo que as causas podem ser inúmeras: nefrites, pielonefrites, tumores malignos do sistema, cálculos renais, tuberculose urinária. Mas existem situações mais simples, como no caso de ruptura de pequenos vasos na uretra prostática, ou a saída de sangue na urina após exercícios físicos intensos.

Geralmente a Hematúria não vem sozinha, mas acompanhada de sintomas de irritação da bexiga, como aumento da freqüência de micções, uma certa urgência miccional, o fato de necessitar levantar durante o sono para urinar, ou apresentar uma dificuldade para esvaziar a bexiga. A presença do vírus HPV na uretra também pode ocasionar a saída de sangue pela uretra. Um trauma como cair de costas ou uma bolada na região dos rins também podem cursar com saída de sangue na urina. Portanto, como visto, é uma situação que exige atenção e um correto diagnóstico, por meio de exames laboratoriais, de imagens como o ultra-som ou uma tomografia computadorizada, sendo o urologista e o nefrologista os melhores especialistas para se consultar, e tratar.

Fonte: http://jovem.ig.com.br/