Quinta, 19 de Outubro de 2017

Banner
Você está em Saúde Terceira Idade Envelhecer bem

Envelhecer bem

O peso da idade, deste ponto de vista, traz à tona idéias amadurecidas e envelhecidas com os

 

Envelhecer: com mel ou fel? por Elaine de Sousa 

 

"Conheço algumas pessoas que estão envelhecendo mal. Desconfortavelmente. Com uma infelicidade crua na alma. Estão ficando velhas, mas não estão ficando sábias". E como ele, ao longo dos anos, centenas de pessoas escreveram e filosofaram sobre envelhecer, processo natural da vida, que representa um período fisiológico com suas características próprias, pelo qual todo ser humano passa. Mas, nem sempre o envelhecimento é vivido e encarado como deveria.

A terceira idade, também conhecida como a maior ou melhor idade é hoje muito mais respeitada, e diversos especialistas da área da saúde se dedicam a esta fase em que é fundamental exercitar a capacidade de adaptação a novas situações. O peso da idade, deste ponto de vista, traz à tona idéias amadurecidas e envelhecidas com os temperos do tempo e da sabedoria. Sabendo saborear essa fase, fica fácil driblar o envelhecimento do corpo. A geriatria é a especialidade médica que trata das doenças relacionadas à terceira idade. Mais do que isso, hoje, a geriatria busca a prevenção das doenças que podem se desenvolver durante o processo do envelhecimento físico.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o período conhecido por velhice não está associado a doenças. Tudo depende de você. É uma questão de conduta, de postura diante da vida e do seu próprio organismo. Em vez de se entregar ao peso da idade, aprenda a degustar a sabedoria que o tempo lhe trouxe. Utilize sua experiência para desafiar os obstáculos do cotidiano. Uma corrida a favor do tempo, a favor da vida Correr ao encontro da saúde é o que grande parte da população do Brasil tem feito nos últimos tempos e parece que ter uma vida saudável é um sonho possível de se realizar.

Não é raro encontrarmos velhinhos caminhando nas praças, correndo nas pistas de cooper, "mexendo os esqueletos", tudo em nome da tão almejada qualidade de vida. Mas, essa corrida também deve partir de forças administrativas e da própria sociedade no sentido de manter e de melhorar os programas direcionados para os grupos de terceira idade. O SESC - Serviço Social do Comércio, assim como grande parte das universidades brasileiras, investe pesado em programas de atenção à terceira idade, com atividades nas áreas sociais, físico-esportivas, de expressão e cultural. Bons resultados já podem traduzir esses investimentos, como o aumento da expectativa de vida entre os brasileiros.

De 41,5 anos na década de 40, a esperança de vida ao nascer cresceu para 67,7 anos na de 90, alcançando uma média de mais de 5 anos por década, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, a ampliação da expectativa de vida da população brasileira aumenta a demanda por serviços médicos. A gerontologia, ciência que estuda o processo do envelhecimento, considerando aspectos socioculturais e econômicos, é uma área que tem colaborado - e muito! - para a efetivação dos direitos dos idosos e quando associada à geriatria, procura integrar o cidadão a um novo cenário da vida, assegurando-lhe saúde e bem-estar. Fonte: www.centrinho.usp.br