fbpx

Sucos frescos ajudam a desintoxicar o organismo

Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles…

 

Você sabia… Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza? Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila? Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária. Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras. São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano. São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade.

 

Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células. Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus. Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional. Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos. Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia. Os sucos são uma alternativa de: 1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição.

Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar. 2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna. 3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame. 4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem partem das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato. Os sucos desintoxicantes podem ser preparados no liquidificador, na centrífuga ou nos dois. Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que não é praxe colocar muita água nas indicações de preparo, evitando diluições. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação.

Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalescença e cura. Acredito que o uso do liquidificador + centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Neste caso, deixo as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liqüidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate. O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são “quebradas” e interferem menos na absorção da clorofila, substância que dá pigmento verde às plantas e é benéfica ao organismo. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, igualmente importantes.

Para tornar mais agradável o sabor das misturas, principalmente aquelas onde entram mais legumes e folhas, recomendo acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, como também a maçã e a fantástica cenoura. Lembrar porém de não exagerar no número de ingredientes ou então o sabor ficará sem muita identidade. Para que não percam seus efeitos terapêuticos, É FUNDAMENTAL que os sucos sejam preparados com alimentos frescos, maduros e crus, CONSUMIDOS IMEDIATAMENTE APÓS SEU PREPARO. Fonte: www.terapeutas.ahau.org bb_bid = “59067”; bb_lang = “pt-BR”; bb_keywords = “confusão, esquecimento, falta de atenção, agitação, convulsões, novartis, diagnóstico, diagnóstico precoce, sintomas, preconceito, alzheimer, tdah, déficit de atenção, hiperatividade, eplepsia”; bb_name = “custom”; bb_limit = “4”; bb_format = “bbl”;

Comentários

Deixe um comentário